ardosia

Ardósias são rochas formadas através da deformação do xisto, devido a alterações de condições ambientais (como a temperatura e a pressão ou ambas simultaneamente).
Existem diversos tipos de texturas e qualificações. Foram menosprezadas por algum tempo, mas graças ao fornecimento e ao desenvolvimento de materiais de maior qualidade e diversidade, estão voltando ao cenário da construção.
É uma rocha muito pouco permeável e, quando tratada adequadamente, dura por gerações.O tratamento mais comum é o de limpeza técnica e aplicação de resina acrílica base solvente nas áreas externas, e resina acrílica base água nas áreas internas(maior facilidade no para fazer manutenção e reaplicação da resina).
Estas resinas tem o intuito de dar brilho artificial, uma vez que normalmente estas rochas não vem polidas para o mercado em que são comercializadas.
Em determinados casos após a limpeza técnica, é aplicado um hidro-oleofugante para proteger e dar um pouco de homogeneidade a rocha, uma vez que normalmente apresentam muita diferença de tonalidade.
Esta solução não da brilho e a superfície fica menos sujeita a riscos provocados por arrastes de cadeiras, carrinhos, etc..
A manutenção se dá por uso de pano úmido e água com detergente neutro. Para ser polida tem que ser rochas com dois centímetros de espessura no mínimo, pelo fato de apresentar superfície com muitos desníveis.